Como usar o uTorrent

Tutoriais diversos

Como usar o uTorrent

Mensagempor Parallax » Qua Jun 05, 2013 10:23

Hoje em dia, é muito comum encontrar arquivos de todos os tipos e tamanhos sendo compartilhados pela internet através de arquivos torrent. Só que ainda existe um grande público que não faz ideia do que “torrent” realmente significa, muito menos como um arquivo de poucos KB pode trazer outro de diversos GB.

A lógica do torrent é a seguinte: a primeira pessoa a disponibilizar um download é conhecida como o primeiro seed. Uma segunda pessoa baixa este conteúdo e também passa a disponibilizá-lo, tornando-se mais um seed. Basicamente, quanto mais seeds houver de um mesmo arquivo, mais rápidos e eficientes serão os downloads, pois mais pessoas estarão disponibilizando o mesmo.

Arquivos torrent

Torrent é a extensão de arquivos utilizados por um protocolo de transferência do tipo P2P (Peer to Peer). Essa transferência acontece da seguinte maneira: os arquivos transferidos são divididos em partes e cada pessoa que tem tal arquivo ajuda a fazer o upload a outros usuários. Isso reduz significantemente o consumo de banda do distribuidor original do arquivo, não sendo necessário que o mesmo fique armazenado em um servidor.

Para compartilhar esses arquivos, é necessário usar um programa específico, conhecido como cliente. Ele obtém as informações contidas nos arquivos e se encarrega de toda a comunicação entre os usuários.

Como funciona

Para baixar via torrent, você não pesquisa diretamente os arquivos que deseja. O primeiro passo é pesquisar o arquivo torrent que contenha essas informações. Ao abrir este arquivo com um programa compatível (ou seja, cliente), você vai visualizar todo seu conteúdo e pode baixar somente aquilo que desejar.

Diferentemente de transferências via HTTP, um cliente torrent faz diversos pedidos em diferentes sockets (pontos finais de uma rede, ou seja, a localização de um arquivo). Isso significa mais de uma fonte para você baixar. Outra diferença é que o protocolo torrent baixa de uma maneira não sequencial e vai “montando” o arquivo como se fosse um quebra-cabeça, juntando as diferentes partes dos arquivos baixados.

Basicamente, todas as pessoas que baixaram o torrent enviam pedaços dele para outras. No final do download, o cliente unifica os pedaços, criando o arquivo que você queria baixar.

Quais são os clientes de torrent?

Há diversos clientes torrent que você pode usar para transferir e compartilhar seus arquivos. Um dos mais utilizados hoje em dia é o µTorrent, por ser um dos mais leves e eficazes do mercado. Outras opções incluem o BitTorrent, o BitComet e o Azureus, só para citar alguns. Você pode verificar outros clientes (e baixá-los) clicando aqui.

Como usar o uTorrent

µTorrent com certeza não só é um dos melhores e mais famosos programas de Torrent, mas também o mais eficiente. O programa tem muitas semelhanças com o seu “concorrente” BitTorrent, e o motivo disso é simples: ambos os programas são dos mesmos desenvolvedores.

O µTorrent, entretanto, conquistou muitas pessoas devido à sua leveza e interface extremamente simples.

Instalação

Logo no começo da instalação, é possível aplicar a tradução para o português. Em poucos segundos, o instalador faz o download necessário e já instala o programa em português.

Imagem

Na tela "Configuração", pode-se adicionar uma exceção para o µTorrent no Firewall do Windows e também fazer com que o cliente seja inicializado juntamente com o sistema operacional. Marque as opções que deseja.

Imagem

A instalação do µTorrent oferece uma barra para o navegador, mas ela não é obrigatória. Caso você não deseje instalá-la, desmarque a última caixa e prossiga normalmente.

Imagem

Primeiros passos

Uma boa dica para começar a usar o µTorrent é acessar a Guia de Configuração. Use o atalho Ctrl + G, ou então use o caminho Opções > Guia de Configuração. Esse assistente testa a rede e configura o µTorrent para extrair o máximo do programa.

O teste de banda verifica e define os limites da sua conexão. Como nenhum dos locais listados é próximo ao Brasil, a dica é utilizar um serviço de teste de velocidade de upload próximo e então definir a velocidade de upload.

O teste de rede serve para os usuários que utilizam roteador. Ele verifica as configurações e destaca qualquer problema. Aqui é possível definir uma porta específica para o µTorrent ou então determinar que o cliente utilize uma aleatória.

Imagem

Como baixar

Você pode começar a baixar o conteúdo de um torrent de várias maneiras. A primeira é pelo caminho File > Add Torrent. Basta então procurar o arquivo de extensão .TORRENT em seu computador para adicioná-lo na lista. Outra forma é clicar duas vezes sobre o arquivo (o programa irá abri-lo automaticamente caso esteja definido como padrão).

Em seguida, basta escolher o local em que o conteúdo será salvo. Nessa mesma janela você também verá todos os arquivos que estão incluídos no torrent. Assim, é possível marcar e desmarcar o que você quer e o que não quer baixar do “pacote”. Depois disso, é só clicar em "Ok".

Imagem

Acompanhe o download

Você poderá acompanhar como está o processo de download através das abas da parte de baixo do µTorrent. Primeiro de tudo você deverá clicar no arquivo que você quer acompanhar. A primeira aba, "Arquivos", mostra todos os arquivos que estão incluídos no pacote, quais já foram baixados e quais faltam ser baixados.

Já em "Info", são mostrados dados gerais como o tempo gasto, o restante e quanto foi baixado, além das velocidades de download e do upload.

Imagem

Na aba "Peers", você pode visualizar quem está baixando conteúdo de você. Em "Avaliações" é possível comentar sobre o conteúdo baixado e também ler opiniões de outros usuários, caso tenha. "Velocidade" traz um relatório de velocidade de download e upload em detalhes.

Você pode controlar todos os downloads que forem adicionados no µTorrent através dos botões no topo da tela. Assim, é possível pausar, começar ou parar um download, por exemplo.

Imagem

Configurações avançadas

No menu Opções > Ferramentas, é possível configurar o programa. Algo que ajuda muito é a Criptografia de Protocolo, que serve para driblar o traffic shaping, prática comum dos provedores de acesso à internet para limitar o tamanho da banda para os protocolos que mais usam a rede — caso do P2P utilizado por programas torrent.

Para habilitar a Criptografia de Protocolo, vá em “BitTorrent”. No menu ao lado de “Saída”, selecione a opção “Ativado”.

Imagem

Já com a configuração "Controle de Banda", você pode limitar as taxas de upload e de download. Essa boa distribuição é fundamental para não sacrificar sua conexão e direcioná-la com melhor eficiência para baixar e enviar arquivos.

Imagem

Além de acessar as configurações, é possível fazer pequenos ajustes com o botão direito sobre um download em progresso. A opção “Alocação de Banda” é ótima para quem baixa vários torrents ao mesmo tempo.

Ela direciona mais ou menos banda para um download específico, conforme o que você achar melhor. E o mesmo menu também permite definir um limite específico de velocidade para download e upload.

Imagem

Tutorial by TecMundo.com.br
Avatar do usuário
Parallax
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 10528
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 07:30
Texto Pessoal: EU SOU A LEI!!

Voltar para Diversos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes